Mania de Esmalte
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A conquista da respiração

Por Jayadvaita Das (Profissional de Yoga, professor de Filosofia, escritor)

Para tentar explicar o mecanismo que ocorre entre a respiração e a mente, é necessário entender a mente como um campo de energia. Esta energia é chamada de vital, também conhecida como prana. Logo, a respiração é a usina que absorve e transfere esta energia para o corpo e para a mente. Quanto mais se respira, mais revitalizados estarão a mente e o corpo. Porém, existem técnicas respiratórias que tornarão este efeito ainda mais intenso.

No yoga, estas técnicas respiratórias são chamadas de pranayama, ou seja, técnicas de controle do fluxo respiratório. Em síntese, a ideia é muito simples: se a mente é energicamente alimentada pela respiração entende-se que a respiração tem atuação significativa sobre a mente. Se controlamos o fluxo respiratório num ritmo acelerado, intenso, forte e vigoroso a mente ficará com as mesmas características da respiração. Mas, se a respiração for conduzida num ritmo lento, suave, longo e profundo o resultado será um estado mental sereno, concentrado e firme. Em ambos, a respiração gerou fluxo de energia na mente

Tente fazer isto agora! Pare suas atividades por dois minutos e comece a respirar lento, sem pressa. Esqueça do tempo neste momento. Volte em dois minutos.

Controlando a mente pela respiração

Certamente notará alguma mudança em sua percepção. Verá que o tempo está mais longo; que a ansiedade deu espaço a você; que há menos dispersão de sua mente. Não há segredo, é algo muito simples. Quanto mais rápido se respira, mais pensamentos virão à mente; quanto mais lento e pausado fluir a respiração, menos a mente se dispersará em pensamentos.

O grande valor disto está na possibilidade de se conquistar a serenidade mental, de realizar que os problemas são resultantes de um ciclo respiratório pouco expandido e entender que a mudança destes padrões dependem do domador e de sua consciência respiratória.

Tornar-se domador é assumir o controle da mente, a respiração é o meio para esta conquista.

Uma técnica respiratória

Quem nunca sentiu ansiedade? Quem nunca presenciou uma situação de tensão? Quem nunca viveu um momento de medo? Raro quem contradiga. Mas, está feita a proposta. Na próxima experiência tente aplicar estes conceitos ou seguir esta técnica bem simples.

Sente-se confortavelmente. Encoste-se, se for necessário para não cansar sua coluna; o mais importante é estar confortável. Faça uma inalação lenta e longa. Sinta seus pulmões se expandir, abrindo espaço no centro torácico. Geralmente há tensão acumulada na musculatura do sistema respiratório, o que pode até mesmo gerar sensações leves de dores no peito. Continue respirando e lentamente solte por completo todo ar de seus pulmões, liberando preocupações e ansiedade. Vá, aos poucos, ganhando maior intervalo entre uma inalação e outra exalação, sem pressa. Sinta seus pulmões vazios e volte a inalar lentamente, sentindo o fluxo respiratório levando vitalidade para seus pulmões, para a corrente sanguínea e todos os órgãos.

Continue e mantenha sua concentração apenas na respiração, em mais nada. Imagine que neste momento não há qualquer outra atividade ou compromisso a não ser com você mesmo, com sua respiração, com seu estado mental. Relaxe seus ombros, sua face e todos os pontos sensivelmente tensos, enquanto exala.

Aos poucos perceberá que sua mente está mais calma e reflexiva. Neste momento, deixe a respiração fluir naturalmente dentro da autonomia que você permitiu a ela – longa e profunda. Fique ao menos dez minutos neste processo, ou o tempo necessário até observar que a mente não está mais no controle, mas controlada por você.

Esta experiência poderá mudar muitos padrões indesejáveis que estão arraigados nas funções mentais, às quais se tornam habituais, por exemplo, estresse e ansiedade. Que tal mudar estes parâmetros?

Uma dica para iniciar sua prática

Não custa nada tentar. Proponho a você esta experiência. Tente ao longo da semana parar alguns minutos, principalmente quando notar níveis de estresse tomar conta de seu estado mental, e aplicar a técnica descrita acima: simplesmente respire longo, lento e profundo; dê espaço a você; dê ar aos seus pulmões; dê vitalidade a sua mente. Certamente surgirão novas perspectivas que traçarão uma maneira mais saudável de lidar com a vida e com os compromissos.

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Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

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