Mania de Esmalte
foto: Pixabay

Cabelos cacheados qual o seu tipo e como trata-lo

A hidratação para cabelos cacheados deve ser feita ao menos uma vez por mês.

Cachos definidosbem hidratados e brilhosos deixam o seu look mais bonito e você mais atraente. Necessitando apenas de algumas ações diárias, como a lavagem com água fria, os seus cabelos podem ficar vitaminados, mais bonitos e bem cuidados. Confira quais são as principais dicas de hidratação para cabelos cacheados.

Garantindo cachos perfeitos, a hidratação para cabelos cacheados melhora o aspecto dos fios. foto: Pixabay

 Importância da hidratação para cabelos cacheados

Os cabelos cacheados, assim como todos os outros tipos de fios, sofrem agressões diariamente. Seja por conta da poluição, do calor do secador e chapinha ou até mesmo por excesso de produtos, você necessita reservar alguns minutos do seu dia para cuidar da saúde dos cabelos.

9 passos para a hidratação para cabelos cacheados

Escolha bons produtos

Vá a uma loja especializada em produtos para cabelo e escolha opções com silicone, colágeno, elastina, proteínas, óleos, extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, importantes para que os cabelos fiquem hidratados.

Consuma alimentos nutritivos

Escolher frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos é uma das formas de potencializar a hidratação para cabelos cacheados. Comendo alimentos como esses, você estará nutrida das mais importantes proteínas, vitaminas e minerais, que garantem cabelos saudáveis e alta imunidade.

Corte sempre

Não adianta deixar os cabelos compridos demais, eles pode ficar quebradiços. Fazer cortes constantemente ajuda você a conquistar fios menos quebrados. A dica é ir ao cabeleireiro a cada dois meses, priorizando os cortes que retirem os fios secos das pontas.

Use água fria ou morna

Na hora de tomar banho priorize a água fria ou morna. Ela garante que os fios não ressequem nas pontas e fiquem oleosos no topo da cabeça.

Lave bem os cabelos

Aplique o shampoo após molhar todos os cabelos. Mexa bem o topo da cabeça, fazendo uma massagem com a ponta dos dedos. Cuide na hora de retirar. Deixe a água agir e retirar todo o produto que está em forma de espuma. Se necessário, repita a ação.

Condicione corretamente

Aplique o condicionador específico para os seus fios. A hidratação para cabelos cacheados deve envolver produtos extremamente hidratantes e fortificantes. Na hora da aplicação, use pente com dentes largos para penteá-los e abrir os possíveis nós.

Use a toalha

Assim que sair do banho, seque a água que está escorrendo dos cabelos com uma toalha. Com a ajuda dela, amasse os cabelos retirando todo o excesso de água.

Aplique óleos termoprotetores

Esses produtos garantem que os cabelos fiquem protegidos do calor do secador. A aplicação deve ser feita do meio para as pontas, priorizando principalmente a região da frente, onde você acaba usando com maior frequência o secador.

Escolha produtos modeladores

Para deixar os cachos modelados e bonitos, compre produtos como mousses específicos para cabelos cacheados. Esse produto ajuda o seu cabelo a continuar no lugar ao longo do dia.

Use o shampoo antiresíduos

Esse produto é indicado para retirar os excessos de produtos que podem estar depositados nos cabelos. Ele deve ser usado uma vez por mês. Logo após a utilização, aplique máscaras hidratantes. Essa atitude potencializa a hidratação para cabelos cacheados.

Conheça o tratamento mais indicado para cada tipo de cabelo cacheado

Cuidados para manter fios saudáveis devem considerar característica do tipo de cabelo cacheado.

Cabelos cacheados são lindos, mas todas as mulheres que os têm sabem o trabalho que dá para manter os fios sempre bonitos e saudáveis. Se você se enquadra entre aquelas que têm ou já teve dificuldades para deixá-lo sedoso e com movimento, saiba que pode estar usando os produtos errados. Isso porque, apesar da aparência similar, não existe apenas um tipo de cabelo cacheado.

fonte: Pixabay

Identifique o seu tipo de cachos e adote os cuidados necessários para a saúde dos fios.

 Cuidados específicos para cada tipo de cabelo cacheado

Por serem naturalmente mais difíceis de tratar, os cabelos cacheados exigem cuidados bem específicos. Quando não utilizados os ativos necessários em cada caso, a aparência e a maleabilidade dos fios fica comprometida.

Investir o seu tempo e dinheiro em tratamentos e cuidados que não dão certo para o seu tipo de cabelo cacheado é frustrante. Isto acontece, geralmente, porque o mercado de cosméticos não direciona seus produtos a um tipo específico e as informações ficam nas mãos de poucos.

Descubra o seu tipo de cabelo cacheado

Se você ainda tem dúvidas, nós vamos lhe ajudar a identificar e tratar o seu tipo de cabelo cacheado. Preste atenção nos detalhes, veja qual mais se parece com o seu e conheça o tratamento recomendado:

Cachos suaves

Mais fáceis de pentear do que os outros, os cachos suaves tem forma de S e são maleáveis. O cabelo costuma ser mais solto e as cutículas se mantêm fechadas, provocando menos frizz.

“Com cachos suaves, cabelo costuma ser mais solto. Foto: Shutterstock”

Nesse caso, devem ser usados produtos com poder antioxidante e ativos que hidratam, condicionam e protegem os fios.

Cachos soltinhos

Em geral menos brilhantes, este tipo de cacho indica cabelos mais quebradiços, o que dificulta na hora de pentear. Em relação ao formato, os cachos possuem forma de anéis médios.

“Formato de anéis médios identifica os cachos soltinhos. Foto: Shutterstock

Esse tipo de cabelo cacheado exige lubrificação constante com óleos, como o de abacate, o de gergelim ou a manteiga de cacau. Estes ingredientes ainda promovem força e maior definição dos cachos.

Cachos intensos

De anéis pequenos e fechados, os cachos intensos são um pouco mais difíceis de lidar. Sua aparência, quando não cuidado corretamente, pode parecer ressecada.

corte para cabelos cacheados
O corte para cabelos cacheados pode ajudar a controlar o volume dos fios. Foto: Shutterstock

“Cachos intensos exigem muita hidratação. Foto: Shutterstock”

Este tipo de cachos precisa de muita hidratação. Elementos como o enxofre são excelentes para auxiliar na fortificação dos fios e impedem que eles fiquem enfraquecidos. Outros ativos indicados são o óleo de coco, de girassol, de argan, de linhaça ou de abacate, que condicionam os cabelos, nutrem e dão brilho.

Cachos vibrantes

De espessura variável, este tipo de cabelo cacheado costuma ser fechado, com fios muito grossos perto da raiz e que afinam no seu comprimento. De todos os tipos citados neste artigo, são os mais delicados e quebradiços. Por sua densidade, também são pouco maleáveis.

foto: Pixabay

“Os cachos vibrantes precisam de atenção redobrada. Foto: Shutterstock”

Esse tipo de cabelo precisa ser nutrido de dentro para fora, já que a fibra capilar costuma estar danificada e sem nutrientes. Proteínas, como a de quino, auxiliam no alinhamento e força dos fios. Também devem ser utilizados produtos com óleos nutritivos, que dão brilho e ajudam a deixar os fios mais macios e mais fáceis de pentear.

Descubra como diminuir o volume do cabelo com dicas e cuidados diários.

Cabelos volumosos têm o seu charme se a pessoa souber tirar proveito – eles podem ser muito belos e chamar a atenção. Uma coisa é certa: eles dão trabalho. Mas há como diminuir o volume dos cabelos e domá-los, com muitas técnicas e cuidados a serem tomados diariamente.

Veja algumas dessas dicas e saiba como diminuir o volume do cabelo:

Xampus

Existe uma série de produtos no mercado que são próprios para cabelos volumosos. Os xampus e condicionadores têm efeitos imediatos, como diminuir o volume do cabelo já no banho.

Hidratação

A hidratação é fundamental para qualquer tipo de cabelo, seja liso, volumoso, oleoso, seco ou como for. Ela dá a garantia de que seus fios sejam saudáveis e, como consequência, controla o excesso de volume. Isso porque, muitas vezes, o cabelo arma devido ao ressecamento excessivo, que torna os fios mais porosos e frágeis. Com a hidratação, os cabelos recebem de volta proteínas e aminoácidos, ajudando a selar a cutícula dos fios e diminuindo o volume.

Deixar

O leave-in ou condicionador sem enxágue é imprescindível para quem tem cabelos volumosos. Ele está disponível em diversas versões, que garantem cachos definidos, hidratação, efeito anti-frizz, maciez, facilidade para pentear, movimento natural e outras funções. O leave-in é um aliado ainda para cabelos lisos e pouco ondulados que armam de repente quando secam naturalmente. A aplicação do produto pode ser feita nos fios úmidos ou secos, dependendo da necessidade. É importante que seja aplicado apenas em pequenas quantidades, cuidando para não ficar com um aspecto pesado devido ao excesso.

Pomada e mousse

As pomadas e mousses finalizadores podem ajudar a combater a aparência volumosa dos seus cabelos. No caso da pomada, deve ser utilizada com parcimônia. Utilize-a de acordo com as recomendações da embalagem, com os fios secos ou úmidos. O mousse é um finalizador bem versátil, pois pode diminuir o volume ou aumentá-lo, dependendo da maneira como você utiliza. Ele pode dar peso aos fios, evitando que o cabelo se arme.

Secar

Tome cuidado na hora de secar o cabelo. Mas não esqueça dessa parte. Se você sair na rua com os cabelos úmidos, pode vir um vento e estragar toda a sua preparação. Jamais utilize toalha para secar o cabelo, pois a fricção pode trazer o volume. Você pode usar um jato do secador na direção do crescimento natural dos fios, de cima para baixo, com um ajuste de vento de pouca intensidade e temperatura quente. Para cabelos mais crespos e cacheados, a indicação é secar com um bico difusor, que faz o vento sair em espiral.

Pentear

Para evitar que o cabelo se arme, penteie ou escove os fios molhados. Quando você faz isso com eles secos, os cachos se desmancham em menores, o que acentua o volume. Use escovas de cerdas flexíveis e um pente com dentes largos para evitar a quebra de fios e controlar o cabelo.

Corte

Por fim, você deve saber que um corte de cabelo bem pensado pode tomar proveito do volume ou então escondê-lo. Um corte ideal para cabelos volumosos não pode ter muitas camadas, pois isso tira o seu peso e aumenta o aspecto volumoso.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário e compartilhe sua experiência!! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Blog Mania de Esmalte.

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

1 comment

Categorias