Mania de Esmalte
Desejo de ser mãe pode levar a sintomas de gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Como saber se estou grávida ou é psicológico?

Parece loucura, mas é verdade. É possível ter sintomas da gravidez sem estar grávida.

A gravidez é um momento emocionante. Acontece que nem sempre ela ocorre como esperado. Em casos raros, os sintomas da gestação podem estar lá, mas por uma razão completamente diferente. Se você já se perguntou “como saber se estou grávida mesmo?“, vale acompanhar a leitura.

Como é a gravidez psicológica?

Os sinais de gravidez são fáceis de reconhecer: náuseas, cansaço e aumento da barriga. E se você apresentasse esses sinais e não estivesse esperando um bebê? Tão louco quanto possa parecer, isso acontece e possui inclusive nome: gravidez psicológica, ou pseudociese.

Trata-se de um problema em que a mulher acredita estar grávida, mesmo quando a concepção não ocorreu. Comuns e muitas vezes duradouros, os sintomas da gravidez ajudam a reforçar essa ideia e podem levar a paciente a acreditar que está esperando há meses – ou anos – o nascimento da criança.

Desejo de ser mãe pode levar a sintomas de gravidez. Foto: iStock, Getty Images

Especialistas acreditam que haja uma forte ligação emocional na origem do problema, que ainda não foi totalmente explicada. Psicólogos creem que mulheres que experimentam um forte desejo de gravidez são as mais suscetíveis a desenvolver essa falsa gestação.

Geralmente, tais sintomas aparecem quando há parentes e amigas grávidas. As pesquisas também costumam ligar essa condição à glândula pituitária – que é o centro da produção hormonal durante a gravidez –, e ainda a um nível anormalmente elevado de hormônios.

Esse desequilíbrio hormonal muitas vezes é desencadeado por estresse e ansiedade, cujas mudanças emocionais e psicológicas levam a mulher a falsamente acreditar que ela está esperando um bebê. É o que indica um estudo da Universidade de Michigan, Estados Unidos.

Os pesquisadores sugerem que as mulheres podem ter níveis elevados de hormônios como estrogênio e prolactina. São eles os responsáveis por causar sintomas físicos como inchaço abdominal e excreção de leite, bem como os psicológicos de querer se relacionar com o bebê.

Como saber se estou grávida de verdade?

Sim, quem tem pseudociese é capaz de experimentar quase todos os sinais de uma mulher que esteja realmente grávida. Geralmente esses sintomas duram algumas semanas. Há casos em que permanecem por meses ou anos, mas poucas são as pacientes que chegam ao hospital com dores de parto.

A cessação da menstruação é o sinal mais comum da pseudociese. Ela pode ser causada por estresse ou fatores externos.

É possível verificar, ainda, maior sensibilidade ou aumento das mamas, mudanças nos mamilos e até mesmo a produção de leite. Vômitos e náuseas também estão associados à falsa gravidez. Há mulheres que ainda conseguem verificar um aumento na área do abdômen.

Como os sintomas são quase idênticos aos da gravidez real, a melhor maneira de tirar a dúvida é fazer um exame de sangue. Caso o teste dê positivo, é provável que você esteja grávida. Caso o teste dê negativo e, mesmo assim, você acreditar incondicionalmente na gravidez, é preciso buscar aconselhamento médico.

Nesses casos, o profissional costuma avaliar os sintomas. Além disso, faz um ultrassom abdominal e um exame pélvico. Tratam-se dos mesmos testes que o obstetra usaria para sentir e visualizar o feto em uma gravidez normal. Na pseudociese, os procedimentos acontecem por segurança e para ajudar a paciente a visualizar que não está grávida.

Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhar essas curiosidades com seus amigos nas redes sociais! E não deixe de conferir outras dicas de saúde aqui no Mania de Esmalte.

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias

Mais Populares