Mania de Esmalte
mania-de-esmalte

Conheça a fitoterapia e saiba quais são suas principais indicações

A fitoterapia utiliza plantas e ervas para prevenir problemas respiratórios e intestinais.

medicina alternativa oferece diversas opções para quem busca um tratamento natural. Uma delas é a fitoterapia, que promete diversos benefícios por meio de plantas e ervas. Elas são usadas em chás, banhos, cataplasmas ou compressas, entre outras opções, para tratar e prevenir doenças.

Porém, vale lembrar que as plantas têm vários princípios ativos, podendo ter alguns que sejam contraindicados em casos específicos. Por isso, é importante sempre ter orientação médica sobre a melhor maneira de utilizar a fitoterapia.

Fitoterapia é alternativa no tratamento de gripes e infecções. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da fitoterapia

Um dos principais benefícios relatados por quem utiliza a fitoterapia é que o processo utilizado é natural, sem a adição de qualquer elemento sintético. Os medicamentos tradicionais possuem substâncias químicas que potencializam a sua ação contra as doenças e agem de forma mais rápida, mas podem causar dependência, desconforto estomacal ou alergias na pele.

Já o uso das plantas possui uma ação mais lenta no organismo, oferecendo menos riscos de dependência química e poucas chances de reações adversas. A maioria das plantas e ervas é indicada para o combate de infecções, insônia, estresse, dores, distúrbios intestinais, distúrbios hormonais, contusões, problemas respiratórios, baixa imunidade, gripes ou resfriados.

Contraindicações da fitoterapia

Apesar de ser muito usada como tratamento complementar ou alternativo para várias doenças, a fitoterapia também deve ter orientação profissional. Isso é importante, pois algumas plantas podem influenciar a pressão arterial das pessoas, prejudicar mulheres grávidas e até provocar danos à saúde.

Antes de iniciar qualquer tratamento, é indicado procurar um profissional da área para mostrar qual a melhor planta e a forma de usá-la em cada situação. Mesmo que sejam tratamentos naturais, eles prejudicarão o funcionamento do organismo se não forem realizados corretamente e com os cuidados necessários.

Benefícios das plantas

– Carqueja: é indicada para distúrbios digestivos e problemas no fígado.

– Erva-cidreira: ajuda a aliviar cólicas intestinais e uterinas, além de quadros leves de ansiedade e insônia, pois tem ação calmante.

– Aloe vera (babosa): o gel da planta tem efeito cicatrizante nas lesões provocadas por queimaduras.

– Salgueiro: indicado contra dores lombares, febre, gripe e resfriado.

– Alecrim: auxilia no processo digestivo, trata faringite e pneumonia e diminui a pressão arterial.

– Gengibre: combate dores reumáticas, é afrodisíaco e descongestionante nasal. Indicado para gripes, letargias e casos de flatulência.

– Manjericão: funciona como um tônico do sistema nervoso central, combatendo a insônia e a ansiedade. Também age nas vias respiratórias e em espasmos musculares, regula o ciclo menstrual e é utilizado para dores estomacais, diarreias, cólicas, lesões na boca e na garganta e contusões.

Outras plantas utilizadas na fitoterapia: guaco (contra tosse), alcachofra (reduz o colesterol alto), valeriana (alivia a ansiedade e a insônia), prímula (controla os sintomas da TPM), isoflavona de soja (diminui os sintomas da menopausa) e unha-de-gato (trata artrite e inflamações).

CÁPSULAS (FITOTERÁPICOS E PRODUTOS NATURAIS)  

AGAR – AGAR:  Gelatina extraída de algas marinhas, riquíssimas em fósforo, iodo e sais minerais. Atua de modo eficaz no combate à flacidez, regula o funcionamento intestinal, fortalece os dentes e ossos, dá aos cabelos brilhos e maciez e uma aparência jovem e saudável à pele.

ALCACHOFRA:  Estimulante das funções hepáticas (Fígado e Vesícula Bilar) Muito usada para  baixar o nível de colesterol, ácido urico e auxilia o emagrecimento.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

ATIVADOR SEXUAL:  composto por guaraná, ginseng, catuaba e marapuama, ervas popularmente de efeito comprovado como ativadores  sexuais tanto feminino como masculino.

Modo de usar:  1 cápsula 2 vezes ao dia.

ALFAFA:  Recomendada como reconstituinte, indicado na falta de apetite, má digestão, afecções nervosas, insônia, neurastenia e reumatismo.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

ACEROLA / ROSA SILVESTRE:  Acerola possui 80 vezes mais vitamina C que o limão ou a laranja e a rosa silvestre potencializa a absorção e ação da vitamina C no organismo através dos bioflavonóides que possui. Fortalece o organismo contra gripes e resfriados, ajuda a evitar a anemia, pois melhora a absorção do ferro, combate os “radicais livres” contribui na formação do colágeno e aumenta a resistência dos vasos sangüíneos.

Agrião: estimula o bom funcionamento do pulmão, atuando como expectorante. Também é usado no tratamento de tosses secas e asma.

Modo de usar: 

  • Adulto: 2 a 3 cápsula por dia, nas refeições.
  • Crianças até 10 anos:  1 cápsula por dia, na refeição.

 BERINJELA:  Tem a virtude de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Ë muito digestiva, nutritiva e reguladora do intestino.

Modo de usar:  1 cápsula 3 vezes ao dia.

BETA-CAROTENO:  Complexo anti-radicais livres com extrato de cenoura (Beta-caroteno natural),óleo de germe de trigo (vitamina E/biotina), selênio, cobre, cinco e manganês. Previne doenças cardiovasculares, colabora para o bom funcionamento das glândulas sexuais, cuida da pele e cabelos, melhora a visão, evita o envelhecimento e ajuda a manter um bronzeado saudável.

Modo de usar:  1 cápsula 2 vezes por dia, nas refeições.

 CÁLCIO DE OSTRAS:  Ë o mais puro carbonato de cálcio, obtido de conchas de ostras, rigorosamente selecionadas. Após 45 anos pessoas de ambos os sexos começam a apresentar  uma perda natural de massa óssea, mais acentuada do sexo feminino na menopausa, em conseqüência da redução de estrógeno, acarretando a osteoporose. Esse cálcio de ostras combate eficazmente a osteoporose. Aconselha-se o consumo de vitamina D (óleo de fígado de bacalhau) para ajudar a fixar o cálcio.

Modo de usar:

  • Até 45 anos: 2 cápsulas por dia.
  • Homem após os 45 anos:  3 cápsulas por dia.
  • Lactente, gestantes e esportistas:  3 cápsulas por dia.
  • Mulheres após os 45 anos:  4 cápsulas por dia.

CÁSCARA SAGRADA:  Ação laxante e purgativa. No tratamento de prisão de ventre crônica.

Modo de usar:  1 a 2 cápsulas ao deitar. Em casos mais graves aumentar a dose.

CASTANHA DA ÍNDIA:  Grandes propriedades medicinais no tratamento de varizes e hemorróidas. Auxilia o fortalecimento dos vasos capilares, aumentando sua resistência, reduzindo o edema e inflamação nas doenças varicosas. Dá grande alívio na sensação de cansaço, peso e dor nas pernas.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia, conforme a gravidade dos sintomas.

CARQUEJA:  Tônico e regulador do aparelho digestivo, agindo sobre o estômago e fígado, má digestão e prisão de ventre. Auxilia em regimes de emagrecimento.

Modo de usar:  1 cápsula após as principais refeições

CARVÃO  VEGETAL:  Propriedade anti-inflamatórias, cicatrizantes, desodorizantes, anti-sépticas e absorventes. Indicado para dores de estômago, gastrite, úlceras, gases, diarréias, mau hálito, colite e intoxicação alimentar.

Modo de usar:  1 cápsula antes de cada refeição.

CÉNTELLA ASIÁTICA:  Especialmente empregada no combate à celulite e gordura localizada (barriga, culote, “pneuzinhos”), ativa a circulação, desintoxicando o organismo, também regulariza as funções intestinais.

Modo de usar:  1 cápsula 3 vezes ao dia.

CHLORELLA:  a Chlorella  é uma alga unicelular do tamanho de um glóbulo vermelho. Descoberta pelos japoneses, tradicionais consumidores de algas, que apreciam e a utilizam normalmente como complemento alimentar, relatando uma sensação de bem estar e aumento de energia após um curto período de uso.

Contem a grande maioria dos aminoácido, incluindo todos os essenciais à nutrição humana, alem de grande quantidade de vitaminas, sais minerais e ácidos nuclêicos, alem de uma substância denominada CGF –  Chlorella Growth Factor que auxilia no restabelecimento físico e energético, propiciando a revitalização das células e a manutenção do funcionamento saudável do organismo. Indicação: Reforça as defesas do organismo, complemento nutricional  na carência alimentar e anemia. Regimes de emagrecimento, fortalecimento do organismo em convalescentes e idosos.

Modo de usar:  1 a 4 capsulas, três vezes ao dia, após às refeições.

CITRIN EXTRACT (GARCÍNIA CAMBOJA / CARCÍNIA ÍNDICA / CÁLCIO):  A garcínia é uma planta que comporta-se como um anorexígeno (tira a fome) natural. Alem de facilitar a queima de calorias, atua na inibição da enzima citrolase, que converte carbohidratos em gorduras. Desta forma, mesmo que haja excesso de ingestão de açúcares, não existe o risco de que acumulem-se na forma de triglicérides. Também inibe a síntese de ácidos graxos e colesterol. Este desvio metabólico provocado pela garcínia faz com que haja uma redução no apetite por aumento da sensação de saciedade. Não apresenta efeitos colaterais, nem o risco de gerar dependência.

Modo de usar: 

  • 1ª semana: 2 cápsulas após o café, 2 cápsulas 1 hora antes do almoço e jantar.
  • 2ª semana:  1 cápsula 1 hora antes do almoço e jantar.

COLÁGENO:  Possui grande teor de proteínas e aminoácidos. Indicado como suplemento alimentar em regimes de emagrecimento e no combate à flacidez. Fortalece unhas e revigora o couro cabeludo.

Modo de usar:  1 cápsula 3 vezes ao dia.

COMPOSTO VEGETAL EMAGRECEDOR:  Auxilia no tratamento da obesidade. Sua fórmula contém ervas com ações específicas, que estimulam o metabolismo (queima de gordura) e os processos de eliminação de substâncias em excesso no organismo.

Modo de usar:  1 cápsula após as principais refeições.

Dicas importantes: Diminuir o consumo de enlatados, refrigerantes, carnes e alimentos com muito açúcar e farinha branca; procurar fazer caminhadas de no mínimo meia hora por dia.

COMPOSTO VEGETAL  ANTI-CELULÍTICO:  Fórmula de ervas que vão agir mais especificamente em gorduras localizadas como celulite , barriga, culote, ativando também a circulação e a desentoxicação.

Modo de usar:      1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

COMPOSTO VEGETAL ANTI-REUMÁTICO:  Seleção de ervas que contribuem para aliviar dores e inflamações de origem reumática como ácido úrico, bursite, artrose, bico de papagaio, esporão e ciática.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

COMPOSTO VEGETAL CALMANTE:  Ervas amplamente conhecidas e utilizadas como relaxantes, dando sensação de tranquilidade, ajudando a vencer a ansiedade, agitação,nervosismo e irritação. Auxilia também em casos de insônia.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 4 vezes ao dia, conforme a necessidade.

COMPOSTO VEGETAL PARA DIABÉTICOS:  Composto por plantas que auxiliam na diminuição do nível de glicose, ativando também o funcionamento do pâncreas.

Modo de usar:  1 cápsula 3 vezes ao dia. Em casos de glicose muito alta 5 cáps. por dia.

COMPOSTO VEGETAL PARA VARIZES:  Fórmula de ervas  que ativam a circulação periférica (braços e pernas) e auxilia o fortalecimento dos vasos sangüíneos.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

COMPOSTO VEGETAL DIURÉTICO:  Fórmula de plantas de ação diurética, indicada nos casos de retenção hídrica (inchaço), problemas de rins e bexiga com cistite e cálculos renais.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

Obs.:  Procurar tomar pelo menos 1,5 litro de água por dia.

COMPOSTO VEGETAL HEPÁTICO:  Fórmula preparada especialmente com ervas que ativam o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar, facilitando a digestão, eliminando sintomas como boca amarga, azia, mau hálito, prisão de ventre, manchas na pele, dores de cabeça e náuseas.

Modo de usar:  1 cápsula após as principais refeições.

COMPOSTO VEGETAL DEPURATIVO:  Ervas de ação depurativa do organismo, indicado especialmente para problemas de pele como “espinhas,”manchas, furúnculos.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

COMPOSTO VEGETAL LAXANTE:  Ervas que melhoram a digestão e regularizam o intestino, sem provocar cólicas ou diarréias.

Modo de usar:  2 a 4 cápsulas ao dia, de preferência após as refeições.

AGAR – AGAR/ SPIRULINA. ALCACHOFRA: O agar-agar é gelatina de algas marinhas e as spirulina é alga de rio, as duas juntamente com água formam uma gelatina no estômago que ajuda a controlar  a fome pois provoca a sensação de plenitude, de estar “cheio”, ao mesmo tempo que são ricas em proteínas e sais minerais. A alcachofra auxilia a “queimar”calorias, quebrando  a gordura doa alimentos.

Modo de usar: 1 cápsula 1 hora antes das refeições com 1 copo cheio de água.

EQUINÁCEA: Planta nativa dos Estados Unidos. Estudada desde 1887 teve efeito comprovado como estimulante do sistema imunológico, por isso tem grande fama de prevenir gripes e resfriados. Não é recomendada nos primeiros meses de gravidez.

Modo de usar: 1 cápsula 3 vezes ao dia.

ERVA DE SÃO JOÃO: É originária da Alemanha ( não se trata de erva de São João brasileira, o  popular mentrasto), seu nome científico é Hypericum perforatum. Tem sido muito estudada pelos cientistas que obtiveram muito bons resultados no tratamento da depressão leve a moderadamente severa, nos distúrbios do sono, exaustão, dores musculares, cefaléia ( dores de cabeça) e consciência cardíaca, melancolia, sentimento de culpa e ansiedade. Ao contrário dos anti-depressivos tradicionais, os pacientes tratados com o hipérico não apresentam distúrbios na capacidade de concentração, na coordenação motora, na memória e na reatividade frente a estímulos neurossensoriais.

O único efeito colateral que pode ocorrer é uma reação de fotossensibilidade com avermelhamento da pele ( em pessoas de pele muito clara e sensíveis) quando muito tempo expostas ao sol.

Modo de usar: Extrato Desidratado ( Jarsin Extract) 1 cápsula ( de 250mg.) 3 vezes ao dia ( de manhã, à tarde e à noite).

Hipérico Pó: 2 cáps. 3 vezes ao dia.

ESPINHEIRA SANTA: Empregada como analgésica, antisséptica e cicatrizante do trato digestivo. Muito usada para tratar úlceras duodenais e problemas de estômago como gastrite e hiper-acidez.

Modo de usar: 1 cápsula antes das principais refeições.

FUCUS  VESICULOSUS: É uma alga marinha rica em iodo, sendo muito empregada como reguladora no tratamento de disfunções da tireóide. Atua ativando o metabolismo, aumentando o trânsito intestinal e ligeiramente diurética. É muito usada como auxiliar no combate à obesidade.

Modo de usar: 1 cápsula antes das principais refeições.

GELATINA: De origem animal, enriquece os tecidos, evitando a flacidez nos regimes de emagrecimento. Fortalece a parede dos vasos sangüíneos contribuindo para evitar seu rompimento e fortalece unhas e cabelos.

Modo de usar: 1 cápsula 3 vezes ao dia.

GELATINA DE PEIXE: Contém proteínas e sais minerais. Esses sais minerais fazem com que a gelatina de peixe restaure o movimento das articulações em geral, tais como artrite e artrose, bursite e dores nas juntas. Recomendada para pessoas com problemas de coluna, dores nas juntas e reumatismo. Reconstitui, lubrifica as articulações e tonifica os músculos, enrijece os tecidos da pele, prevenindo contra rugas, flacidez e fortalecendo unhas e cabelos.

Modo de usar: 1 cápsula 3 vezes ao dia.

GELÉIA REAL DESIDRATADA: É um super-alimento com propriedades maravilhosas comprovadas cientificamente, como: fortalecimento e rejuvenescimento do organismo, aumento da resistência a doenças, especialmente aquelas causadas por envelhecimento ou degeração celular, combate o stress e fadiga profunda, contra a anemia, infecções cardiovasculares, digestivas e doenças como tuberculose, mal de Parkinson, artrite e câncer, no tratamento da  hepatite e perturbações do fígado, evita o endurecimento das artérias, melhora o estado da pele seca, acne, psoríase, evita rugas e combate a queda de cabelos.

GIMNEMA SOLVESTRE: Conhecida na Índia pelo nome de gurmar, que significa “destruidor de açúcar”é utilizada no tratamento da diabetes a mais de 2000 anos. Porém somente de 70 anos para cá recebeu a devida atenção aos cientistas. Todas as experiências comprovaram essa ação redutora do nível de glicose sangüínea e ainda por cima constatou-se que ocorre uma ativação das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.

A mais incrível é que em indivíduos não diabéticos não foi relatada qualquer  alteração do nível de glicose. É uma planta que não provoca nenhum efeito colateral ou contra-indicação e pode ser usada até como preventivo no caso de pessoas com histórico de diabetes na família.

Modo de usar: 2 cápsulas 3 vezes ao dia.

GINKGO BILOBA: Melhora as propriedades fluídicas do sangue, diminuindo sua viscosidade, favorecendo a oxigenação dos tecidos. Atua em casos de distúrbios circulatórios, perda de memória e diluição da capacidade auditiva e intelectual, principalmente ativando a circulação cerebral, por isso indicado nos casos de labirintite, zumbido do ouvido, vertigens, prevenindo a isquemia e derrames cerebrais.

Modo de usar: 1 cápsula 2 vezes ao dia.

GUARANÁ: Legitimo do Amazonas, potente estimulante geral e tônico muscular. Ativador físico que repõe as energias e combate o esgotamento, fraqueza, cansaço e desânimo.

Modo de usar: 1 cápsula pela manhã

GUARANÁ EM PÓ: O GUARANÁ EM PÓ é preparado artesanalmente a partir das sementes extraídas dos frutos descascados, que são torradas em fogo lento por 6 horas em forno de barro.  Os índios, em especial os Maués, consideram-no Planta Sagrada, usada desde os tempos remotos quando saiam para as lutas e tinham o guaraná como suprimento de guerra para aumentar vitalidade e força física.  É conhecido desde 1669 como estimulante e regenerador do organismo. Atualmente é exportado para vários países por Ter sua ação comprovada também como afrodisíaco, tônico e energético.

INDICAÇÕES: Esgotamento, fraqueza, depressão nervosa, favorece a atividade intelectual, combate a enxaqueca, perturbações gastrintestinais como dispepsias, gazes e diarréia.

CONTRA INDICAÇÕES:  Úlceras gástricas, pressão alta e portadores de problemas cardíacos ( deve-se usar somente com orientação médica).

POSOLOGIA: 1 colher ( das de café ) em ½ copo de água, suco ou leite de manhã. Em alguns casos pode-se dobrar a dose. Em cápsulas: Tomar 1 cápsula de manhã.

DOLOMITA: É uma rocha calcárea preciosa pois é carbonato duplo de cálcio e magnésio com traços de ferro, 100% natural. Indicada nos casos de osteoporose, doenças cardiovasculares, hipertensão ( pressão alta), envelhecimento precoce, enfraquecimento dos ossos,  dentes e unhas, raquitismo, insônia, irritabilidade, distúrbios neuro- musculares.

Modo de usar: 1 cápsula 2 à 3 vezes por dia.

KAWA-KAWA: As raízes de Kawa ( Piper methysticum) planta originária das ilhas do sul do Pacífico, na forma de extrato seco vem sendo usada com muito sucesso como ansiolitico e anti-depressivo. Ao contrário dos bensodiazepínicos ( ansiolíticos tradicionais) é um ansiolítico que melhora a qualidade do sono sem diminuir a vigilância e a concentração. Indicado em estados de stress, fadiga, depressão, dores do estômago ( é um esplamolítico semelhante à papaverina), hiper-ansiedade, depressão nervosa e como relaxante muscular.

Modo de usar: 1 cáps. de manhã à tarde e à noite.

LECETINA DE SOJA: Atua para a proteção do fígado e para impedir a formação de cálculos biliares, auxilia no combate a arteriosclerose, diminuindo o colesterol, estimula a circulação cerebral, promovendo maior fluidez e raciocínio. É um emulcificador biológico que dissolve as gorduras e por isso usado como auxiliar no emagrecimento. Revigora os tecidos do fígado e coração.

Modo de usar: 1 grama 1 a 2 vezes ao dia.

LEVEDO DE CERVEJA: Fonte natural de vitaminas do complexo B, diminui o cansaço físico, aumentando a resistência,  combate a anemia e embeleza a pele. Ajuda no bom funcionamento das glândulas endócrinas sexuais e estimula o funcionamento do intestino.

Usado como depurativo nos problemas de pele como “espinhas” e “cravos”.

Modo de usar: 1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

ÓLEO DE ALHO CRU: Aumenta a resitência orgânica, eficaz contra resfriados e gripes. Auxilia no tratamento da bronquite crônica e da pressão alta. Previne doenças cardíacas e ainda vermífugo e estimulante das secreções estomacais e biliares.

Modo de usar: 1 cáps. 1 a 3 vezes ao dia, conforme a finalidade desejada.

ÓLEO DE GERME DE TRIGO: Fonte natural de vitamina E, é essencial para a pele e também na formação dos hormônios da fertilidade. Muito bom para combater a queda exagerada de cabelos. Acelera a cicatrização de feridas e queimaduras quando usado topicamente.

Modo de usar: 2 cáps. pela manhã.

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU:   Fonte preciosa de vitamina A e D, se apresentando na proporção ideal às necessidades do organismo. Protege a pele e os pulmões, previne problemas de visão como vista cansada e cegueira noturna. Fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, evitando a osteoporose nos adultos e raquitismo nas crianças, assim como dentes menos sujeitos às cáries, muito usado como vitamina para dar logo após  a ação dos vermífugos.

Modo de usar:  1 capsúla após as principais refeições. 

ÓLEO DE FÍGADO DE TUBARÃO:  Tratado por processo natural que elimina as vitaminas A e D, metais pesados e outras impurezas, concentrando as dosagens de alcoxigliceróis que proporcionam alto poder imunológico com aumento de anticorpos. Normaliza os níveis de leucócitos e trombócitos. Acelera a cicatrização de lesões cutâneas e nas mucosas.

Atenua os efeitos adversos da quimioterapia.

Modo de usar:  1 a 2 cápsulas 2 a 3 vezes ao dia, conforme o estado geral da pessoa.

ÓLEO DE COPAÍBA:  Muito usado pelos índios, é um potente antisséptico natural, excelente  cicatrizante de feridas. Atua nas doenças do sistema respiratório, como bronquite, bronco-pneumonia, catarro pulmonar, dermatoses, psoríases, frieiras, eczemas e dores reumáticas.

ÓLEO DE PEIXE  (ÔMEGA 3):  Conforme pesquisa está comprovado que os ácidos graxos da série Ômega 3 encontrados no óleo de peixe de água gelada são  os responsáveis pelo fato dos esquimós não apresentam doenças cardiovasculares, doenças de pele e hipertensão. É indicado como redutor  de agregaçào de plaquetas no sangue, tomando mais fluído e impedindo a formação de coágulos. É excelente para reduzir colesterol e triglicérides, atenua estados inflamatórios como artrite reumatóide e problemas de pele como eczema e a psoríase.

Modo de usar:  1 cápsula 3 a 4 vezes por dia.

ÓLEO DE PRÍMULA:  Riquíssimo em ácido gama linolênico (11%) e ácido linoleico (75%), um ácido graxo insaturado precursor das prostaglandinas, que são responsáveis pela produção regular dos hormônios sexuais femininos, mantém a elasticidade e controla a oleosidade da pela, melhora a circulação. Atua na síndrome da hiperatividade infantil (a nível de serotominas cerebrais,normalizando-as).

A falta desses ácidos conduzem a disturbios que levam ao envelhecimento ou ressecamento da pele, distúrbios cardiovasculares, hipertensão e colesterol alto alem da famosa T.P.M. (Tensão pré-menstrual).

Sintomas da T.P.M.: dor de cabeça, insônia, seios inchados e doloridos, ganho de peso, tensão nervosa, depressão, ansiedade, agressividade, desânimo, crises de choro.

Modo de usar:  1 cápsula 2 vezes por dia – criança:  1 cápsula 1 vez por dia.

PRÓPOLIS:   É chamado de antibiótico natural, auxiliar no tratamento de infecções do sistema respiratório e digestivo. Atua de modo bastante eficaz como anti-microbiano e cicatrizante.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 4 vezes ao dia, conforme o caso.

PFAFFIA  PANICULATA (GINSENG BRASILEIRO): Indicado como auxiliar no tratamento das irregularidades circulatórias, reumatismo, arteriosclerose, senilidade (envelhecimento precoce), declínio sexual, diabetes. É um tônico fortalecedor , ativa a memória e concentração, dando nova vitalidade ao organismo.

Modo de usar:  1 cápsula pela manhã  e outra por volta das 15 h.

SUPERFOOD:  Uma fórmula excelente para combater o stress, cansaço, desânimo e fraquezas em geral, preparado com guaraná, ginseng coreano, pfaffia paniculata, spirulina (alga japonesa) e pólen de flores.

Modo de usar:  2 a 4 cápsulas por dia, dependendo do caso.

TANACETO:   Originária da Ásia e Europa . Muito comum nos jardins dos mosteiros e empregada desde a época do médico grego Dioscórides. Atualmente utilizada no tratamento de enxaqueca, dores de cabeça e estados febris. É contra-indicada na gestação e lactação.

Modo de usar:  1 cápsula 1 vez ao dia, podendo aumentar segundo orientação médica.

UNHA DE GATO: A Uncaria tomentosa, é uma planta amazônica popularmente conhecida como unha de gato devido à seus espinhos, com as unhas deste animal. Era muito utilizada há séculos pelos incas e índios nativos do Peru no tratamento de doenças que hoje em dia identificamos como artrite, gastrite crônica, infecções virais, debilidade geral, reumatismo crônico, inflamações na próstata e nos órgãos genitais. Atualmente alem de ser comprovado seu efeito para isso tudo é muito usada nos tratamentos de coluna, dores nas juntas e como ativador do  sistema imunológico (defesa contra vírus e bactérias).

Modo de usar:  2 cápsulas 3 vezes ao dia.

 VITEX AGNUS CASTUS: Pesquisas cientificas recentes  comprovaram a capacidade desta planta de modular os níveis dos hormônios femininos, o que o torna muito útil em vários distúrbios relacionados à saúde da mulher, como climatério e menopausa, alterações do ciclo menstrual e  cistos ovarianos, dentre outros.

Modo de usar:  2 cápsulas 2 vezes ao dia.

 ZEDOÁRIA:  Muito eficaz no tratamento do mau hálito e afta de origem gástrica. Estimula as funções hepáticas, digestivas e intestinais, ativa a circulação e promove a desintoxicação do organismo. Indicada também como auxiliar no tratamento da gôta, possuindo ainda ação tônico-estimulante.

Modo de usar:  1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades

Avatar of Julia

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias