Mania de Esmalte
borra de cafe para estrias
Técnica caseira de esfoliação não tem contraindicações. Foto: iStock, Getty Images

Borra de café para estrias

O Café esta cada vez sendo mais utilizado para tratamentos de pele

O café vem ganhando espaço para suas propriedades benéficas para a pele. É só dar uma pesquisada pelas redes sociais e internet que você verá uma nova tendência que está ajudando a aliviar muitas frustrações comuns da pele.

À medida que você faz mudanças saudáveis ​​e positivas na aparência e no aspecto do seu corpo, só faz sentido melhorar a aparência do maior órgão do corpo, a sua pele. As estrias são uma preocupação comum, causada pela rápida mudança da pele devido à gravidez, ganho excessivo de peso ou perda de peso. Embora pareçam estar na camada superior da pele, as estrias estão na camada intermediária. Isto é o que os torna difíceis de remover com o tratamento tópico sozinho. Mas nós aprendemos sobre um esfoliante que pode afetar os tecidos abaixo da superfície, para uma mudança real.

 Conheça os benefícios da borra de café para estrias

Tratamento caseiro funciona como esfoliante e estimulante para a pele.

Buscar soluções caseiras para tratar problemas de pele é uma forma de inserir cuidados mais intensos no seu dia a dia. É o caso do uso da borra de café para estrias. Ainda controverso entre os dermatologistas, o tratamento promete esfoliar a pele e eliminar as marcas mais evidentes do desgaste causado pelo alargamento da pele.

borra de cafe para estrias

O uso da borra de café para estrias

Segundo Ediléia Bagatin, doutora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as estrias são linhas que se formam no corpo em função do rompimento de fibras elásticas e de colágeno. “Formam-se devido ao aumento de peso, crescimento rápido ou uso de medicamentos internos ou locais que estiram a pele até que ela se rompa”, explica a especialista.

Depois de marcadas, essas linhas jamais desaparecem completamente, mas podem ser atenuadas. Os tratamentos de esfoliação caseira são indicados para retirar as células mortas e ativar a circulação, que cicatriza as marcas na região. É com essa finalidade que se usa a borra de café para estrias, uma técnica caseira, sem contraindicações.

A fisioterapeuta dermato funcional Marcelle Cunha explica que a ação da borra de café causa uma espécie de irritação na pele, que estimula o organismo a produzir células e fibras colágenas para reparar a região das estrias. O uso é mais indicado no período em que elas ainda estão rosadas ou vermelhas, antes da cicatrização.

O tratamento funciona de forma simples. Basta que você pegue o pó que fica na cafeteira após a bebida ter sido coada e espalhe-o na região em que as estrias estão localizadas, com a pele umedecida, realizando movimentos circulares. Depois disso, tome um banho morno para retirar os resíduos do pó e hidrate a pele.

borra de cafe para estrias
Técnica caseira de esfoliação não tem contraindicações. Foto: iStock, Getty Images

A ação da borra de café para estrias é a mesma causada por qualquer outro tipo de esfoliação. É um auxílio, mas não pode ser o único tratamento, pois tem ação suave, com efeitos gradativos e que demoram para aparecer. Marcas permanentes como essas precisam de tratamentos mais intensos.

Para prevenir e tratar estrias

Estrias são, para a pele, como riscos de caneta em um papel. Você pode atenuar, mas não tem como apagar todas as marcas. Por isso, o ideal é prevenir. Marcelle diz que o principal caminho para evitar o surgimento dessas linhas é a hidratação. Cremes de ureia, aveia, vitamina E, óleo de amêndoas, semente de uva e ácido retinoico podem auxiliar.

Para tratar, a fisioterapeuta indica a ação de procedimentos estéticos mais profundos, que garantem resultados visíveis e mais ágeis. Radiofrequência e carboxiterapia são algumas das indicações de Marcelle. Além disso, ela diz que peelings químicos ajudam a clarear a região e diminuem o efeito visual das estrias.

Café com Azeite funciona para Estrias

Este esfoliante caseiro de café tem dois ingredientes simples, todos os dias que provavelmente já estão em sua cozinha. Como qualquer tratamento, leva tempo para ver os resultados, então seja paciente. Um bônus? Faça essa esfoliação no início da manhã, e o aroma do café vai te acordar e começar o seu dia forte!

Café moído  – Este pode ser retirado diretamente da embalagem ou você pode usar grãos de café que tenham sido usados ​​em sua máquina de café. A cafeína no café, quando aplicada diretamente na pele, estimula o fluxo sanguíneo e a circulação. Isso ajuda na regeneração celular. A textura do café moído é um esfoliante que remove as células mortas e a pele solta, dando às novas células da pele uma oportunidade de receber a umidade adequada, neste caso, do próximo ingrediente.

Azeite  – O azeite de oliva hidrata, limpa e protege a pele. Mais importante ainda, penetra na pele para trabalhar em diferentes camadas da pele. As estrias estão localizadas abaixo da superfície das camadas externas da nossa pele, e precisamos penetrar nessa superfície para chegar onde está o dano real da pele.

Esfoliante Caseiro de Café

Receita do Esfoliante Caseiro de Café

1. Idealmente, sua pele deve estar limpa antes de aplicar o esfoliante caseiro para os melhores resultados. Se você estiver usando borras de café da sua máquina, tudo estará definido na primeira etapa. Se você estiver usando o café diretamente da embalagem, dependendo do tamanho da área afetada, coloque uma quantidade adequada em uma tigela pequena ou recipiente e adicione água morna suficiente para umedecer o café, mas não para afogá-lo.

2. Misture o azeite com o café até obter uma consistência pastosa. Idealmente, a mistura final deve produzir uma pasta que possa permanecer em sua pele por um longo período de tempo.

3. Uma vez que a pasta esteja pronta, esfregue-a suavemente na área onde as estrias estão presentes. Aplique-o na pele ao redor da área também. Se a estria é do tamanho de uma bola de golfe, aplique na área como se fosse uma bola de tênis. Esfregue por cerca de 3-5 minutos de maneira leve e gentil.

4. Uma vez que a pasta é aplicada, deixe-a por 20 minutos.

5. Após 20 minutos, pegue um pano úmido e não abrasivo para remover a mistura da pele.

6. Aplique um hidratante natural na área 2-3 vezes ao longo do dia. 100% de manteiga de karité africana é um hidratante multiuso que trata estrias, estimula o crescimento celular e repara a pele danificada.

7. Este esfoliante deve ser repetido uma vez por dia até ver uma diferença notável na área. A pele de pessoas diferentes é diferente e, dependendo da gravidade das estrias, alguns desbotamentos podem demorar mais do que outros. Seja paciente!

8. Se você não quiser fazer o esfoliante caseiro diariamente, você pode colocar os ingredientes em um recipiente herméticamente bem fechado para usar sempre que precisar. Armazenar em temperatura ambiente.

Não existem soluções caseiras que possam dar resultados realmente satisfatórios para esse tipo de problema. Conforme a SBD, não há nenhum tipo de comprovação científica de que a borra de café ou a bebida, em si, possam ter benefícios para a pele. Portanto, tome cuidado.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais!

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias