Mania de Esmalte
cha calmantes naturais

Erva-cidreira – um chá calmante e curativo

Chá de erva-cidreira é o chá ideal para tomar quando você está se sentindo sob o tempo. Se o seu estômago está agindo ou você tem um resfriado, este é o chá de ervas que você deve beber.

Tudo sobre a Erva Cidreira

Fácil de crescer, você pode ter um vaso de flores com esta erva em sua casa e rapidamente fazer uma xícara de chá quando você precisar de um.

Amado pelo seu cheiro cítrico e sabor, este chá de ervas é um dos melhores chás de ervas para adultos e crianças.

O que é erva-cidreira?

Erva-cidreira, melissa officinalisem latim, é uma erva perene de crescimento rápido nativa do sul da Europa e norte da África, mas hoje ela pode ser encontrada crescendo ao redor do mundo.

pode ser conhecida como Melissa na verdade vem do grego, que significa “abelha”, porque atrai abelhas para a produção de mel, enquanto o nome em inglês se refere à sua natureza cítrica e balsâmica.

Você pode encontrar esta erva sob outros nomes, tais como: erva-cidreira, melissa, cura para todos, planta de mel ou erva de abelha.

 

Esta é uma planta fácil de cultivar que pode atingir 70-150 cm de altura. Tem pequenas folhas em forma de coração verde-menta, com bordas serradas e cobertas por um cabelo fino e macio. Suas folhas têm um aroma de limão que é mais intenso quando as folhas são machucadas.

Erva-cidreira floresce no verão, quando é coberto de belas pequenas flores brancas ou amarelas em forma de tubo. Se permanecer desmarcada, esta planta pode se espalhar no jardim naturalmente.

Contanto que receba muito sol, você pode até mesmo cultivar essa planta em um vaso de flores e ter erva-cidreira fresca em sua própria casa.

Erva-cidreira na História

Por mais de 2000 anos erva-cidreira foi cultivada e usada por suas propriedades medicinais e por sua capacidade de atrair abelhas.

Foi usado para ajudar as abelhas domesticadas a não se afastarem de suas colmeias.

Suas folhas e flores foram usadas para fazer um chá para tratar distúrbios nervosos e outras doenças.

Era uma erva essencial para os gregos antigos e já no século VIII, o imperador francês Carlos Magno tomava chá de erva-cidreira todos os dias para prevenir doenças e assim ordenou que a erva fosse cultivada em todos os jardins.

No século 10, os médicos árabes recomendavam a erva-cidreira como chá de ervas medicinal para tratar ansiedade e depressão, aliviando a tensão nervosa. Como a reputação desta planta cresceu, na Idade Média, era um sedativo da moda para reduzir o estresse, melhorar o sono e aliviar os problemas digestivos.

Ele continuaria a ser usado ao longo da história, espalhando-se pelo mundo com a reputação de uma cura para todos que ajudaria a promover a longevidade e preservar a juventude. Erva-cidreira foi muito apreciada por conta própria ou adicionado a outra mistura de ervas para melhorar o seu sabor e cheiro.

Chá de Erva Cidreira para que serve?

Hoje, a erva-cidreira ainda é altamente valorizada por suas propriedades medicinais. É um dos chás de ervas favoritos para a maioria das pessoas quando sentem indigestão. Suas folhas ainda são adicionadas a saladas e pastelaria para dar-lhes um agradável aroma cítrico.

No verão, erva-cidreira pode ser adicionada a limonadas geladas ou sorvetes e sorvetes. Ele combina perfeitamente com hortelã e pode ser combinado para adicionar um sabor picante aos pratos quando nenhum limão pode ser encontrado.

Chá de Erva Cidreira Benefícios

Erva-cidreira é uma erva rica em muitos componentes que podem ser infundidos em uma xícara de chá saudável. Ele contém óleo volátil, flavonóides, polifenóis, taninos, princípios amargos, citrals, ácido rosmarínico e cálcio.

Todos esses componentes se juntam para lhe dar uma xícara de chá com os seguintes benefícios.

Chá calmante

cha calmantes naturais

O chá de erva-cidreira é considerado um bálsamo para os nervos, pois é dito que ajuda a apoiar e restaurar o sistema nervoso central. Acalma a mente, alivia a tensão e acalma dores, como enxaquecas ou dores de cabeça.

Beber este chá pode ajudar a melhorar o seu humor quando você está se sentindo deprimido ou oprimido com a ansiedade. Ao mesmo tempo, é calmante chá que pode ajudar a tratar histeria ou hiperatividade e nervosismo excessivo. Sua natureza calmante pode até mesmo ajudar a prevenir ataques de pânico e lidar com fobias.

Quando você tiver dificuldade em dormir, tente tomar uma xícara de chá de erva-cidreira cerca de 30 minutos antes de dormir. Este chá é dito para ajudar a trazer um sono reparador e combater a insônia e outros distúrbios do sono. É recomendado para pessoas que não conseguem dormir e acabam sofrendo de sintomas de fadiga crônica.

Nota: para ajudar a trazer o sono, tente criar o melhor e mais tranquilo ambiente possível: cama confortável, sem sons ou luzes que distraiam (sim, você deve desligar o telefone) e um quarto fresco.

O chá de erva-cidreira também é um chá sedativo, ajudando a aliviar a dor causada por hérnias, dores de dente ou outras dores causadas por distúrbios nervosos.

Veja também: Calmantes naturais – descubra 6 opções naturais para ter paz diariamente

Melhorando a Função Cerebral

Uma xícara de chá de erva-cidreira é rica em antioxidantes e, portanto, tomada regularmente pode melhorar a função cerebral e fortalecer a memória. Permitindo que você permaneça calmo, você achará muito mais fácil se concentrar e aprender muito melhor sem recorrer a outros estimulantes.

Estudos estão sendo realizados para testar as habilidades do chá de erva-cidreira para melhorar a função cognitiva e, portanto, ajudar a prevenir e reverter os sintomas da doença de Alzheimer. Diz-se que ajuda a aumentar a memória nesses indivíduos, além de permitir que eles se concentrem melhor por meio de uma maior atenção.

Chá de erva-cidreira também pode ser tomado por aqueles que sofrem de TDAH e pode precisar de retardamento mental. Este chá pode ajudar a controlar a agitação, estendendo a capacidade de manter o foco e se concentrar. Tanto adultos como crianças podem beber este chá, mas converse com o médico para aprender como ajustar este chá ao peso do seu filho.

Como um alívio da dor, este chá pode ajudar o seu cérebro, reduzindo enxaquecas, dores de cabeça, neuralgia e outras questões como vertigem, tontura e zumbido nos ouvidos.

Chá digestivo

Nervosismo pode infelizmente causar algum desconforto digestivo, então beber este chá não é apenas uma maneira de ajudar a acalmar seus nervos, mas também prevenir ou curar problemas digestivos, enquanto ajuda a recuperar seu apetite.

Chá de erva-cidreira é um dos melhores chás para o tratamento de problemas digestivos. Se você tem dores de estômago causadas por indigestão ou refluxo ácido, este é o chá ideal para você. Ajuda a tratar a causa da indigestão, combatendo bactérias que possam estar causando esses problemas.

Erva-cidreira é antiespasmódico, tornando este um chá calmante para o cólon irritado. Isso significa que beber esta infusão cítrica pode ajudar a aliviar flatulência, cólicas, constipação ou diarréia. Com cada xícara que você bebe, você está fortalecendo seu trato digestivo e naturalmente curando e alimentando seu corpo.

Aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável (IBS) podem achar que este chá cura e calmante ideal para ajudar seus sintomas dolorosos.

Se você está sentindo náuseas, beba uma xícara deste chá de ervas. Apenas respirar seu aroma cítrico pode ajudar a aliviar sua vontade de vomitar, enquanto beber pode tratar a causa de sua náusea, seja um problema digestivo, ou um problema nervoso que está fazendo com que seu corpo reaja mal.

Tratamento para doenças respiratórias

Se você tiver um resfriado, faça uma xícara de chá de erva-cidreira e vá para a cama. Suas propriedades antivirais e antibacterianas são ideais para ajudá-lo a combater um resfriado ou uma gripe, expulsando as toxinas do seu corpo.

Diz-se que o chá de erva-cidreira ajuda a reduzir as febres se a temperatura do seu corpo começar a subir e também descongestionar seus pulmões e passagens nasais, permitindo que você respire mais facilmente.

Se você tem doenças respiratórias mais sérias, como bronquite crônica ou bronquite de fumante, beba uma xícara desse chá medicinal para ajudar a reduzir aquele terrível catarro que faz você se sentir como se estivesse prestes a sufocar quando tossir.

Este chá é um anti-histamínico natural, ajudando-o a lidar melhor com alergias. Sua ação antiespasmódica também pode reduzir a gravidade de seus ataques de asma.

Combate infecções

O que torna o chá de erva-cidreira um chá tão bom para o seu sistema digestivo e respiratório é a sua capacidade de combater infecções e inflamações causadas por vírus, micróbios ou bactérias.

Diz-se que este chá curativo estimula e apóia seu sistema imunológico, acelerando o tempo de recuperação e ajudando a prevenir a ocorrência de doenças.

É um chá tônico que pode ajudar a desintoxicar e estimular o fígado, a vesícula biliar e os rins. Isso faz com que o chá de erva-cidreira seja uma ótima infusão para promover a vitalidade. Suas propriedades anti-sépticas também podem tratar infecções urinárias dolorosas.

Tônico Cardíaco

O chá de erva-cidreira também pode ser considerado um tônico cardíaco, pois acalmando os nervos e acalmando a mente, também pode ajudar a reduzir a pressão no coração causada pelo estresse diário.

Então, beber este chá pode ajudar a baixar a pressão arterial e aliviar as palpitações do coração causadas pela agitação. Os flavonóides presentes na erva-cidreira ajudam a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos e este chá também pode ser útil para lidar com problemas cardíacos, quando devidamente monitorados pelo seu médico.

No entanto, se as palpitações cardíacas persistirem e forem acompanhadas de fortes dores no coração, vá imediatamente para um hospital.

Tônico Feminino

Este chá de ervas é considerado um excelente tónico de cura e nutrição. Ele tonifica o fígado, ajudando a trazer equilíbrio para seus níveis hormonais e, portanto, também é considerado um tônico refrescante para mulheres.

Beber chá de erva-cidreira pode ser uma ótima ajuda para regular os períodos menstruais, aliviando a dor dos espasmos e cãibras no útero e aliviando dores de cabeça, ansiedade e depressão relacionadas à TPM.

Também pode ajudar as mulheres que estão começando a sentir os primeiros sintomas da menopausa, aliviar o humor e a depressão, e manter os seus níveis hormonais em equilíbrio.

Regulador da tireóide

Este chá de ervas pode ajudar tanto no hipertireoidismo (doença de Graves – uma doença auto-imune ligada a uma tireoide hiperativa) quanto no hipotireoidismo. É uma infusão de equilíbrio hormonal.

Estudos parecem sugerir que o chá de erva-cidreira pode ajudar a tratar problemas relacionados à tireóide, ajudando a regular a função da tireóide. Também estimula e fortalece o sistema imunológico em pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Nota: se você estiver em tratamento, converse com seu médico antes de tomar este chá medicinalmente. Sua medicação pode precisar de ajustes.

 

Chá de Melissa e Erva Cidreira é a mesma coisa?

Benefícios Externos

Chá de erva-cidreira é uma infusão que pode ser aplicada topicamente para ajudar a aliviar a irritação da pele e coceira. Use este chá para ajudar a limpar e tratar um corte doloroso, pois a erva-cidreira proporciona não apenas ação antibacteriana, mas também tem propriedades analgésicas.

Aplicado como cataplasma, este chá pode curar tumores e tratar herpes labial. Também é bom limpar e ajudar a tratar o vírus da herpes, a catapora e o sarampo. Umidificando a sua pele com uma bola de algodão infundida neste chá pode ajudar a hidratar a pele seca, bem como limpar a acne.

Enxaguar o cabelo com o chá de erva-cidreira ajudará a reduzir essa sensação oleosa e provavelmente deixá-lo cheirando muito bem com suas notas cítricas.

Efeitos colaterais do chá de erva-cidreira

Este é um chá incrível com um sabor maravilhoso e um mundo benefícios adicionados a isso, mas há algumas coisas que você deve levar em consideração ao beber este chá de ervas.

  • Os efeitos colaterais associados com este chá são mínimos e não tão comuns, no entanto você deve sempre beber as quantidades recomendadas para a doença específica que você deseja resolver.
  • Tenha cuidado ao beber este chá e tomar outros medicamentos sedativos ou tratamentos com ervas. Muitos sedativos em seu corpo podem resultar em sonolência excessiva e dificuldade em manter seus pensamentos claros.
  • Se você estiver tomando medicação para a tireoide, não tome este chá sem primeiro falar com seu médico, pois ele pode alterar os resultados de sua medicação.
  • Sempre teste erva-cidreira como tratamento tópico em uma pequena área do seu corpo como contato excessivo pode provocar dermatite e despertar alergias ocultas em algumas pessoas.
  • Este chá é considerado leve o suficiente para ser dado às crianças, mas certifique-se de ajustar a quantidade de erva ao peso da criança.

Chá de Erva Cidreira contra indicações

Como este é um chá sedativo, você não deve tomar este chá por um período de cerca de duas semanas antes de se submeter à cirurgia. É melhor não arriscar mexer com a anestesia.

Se você sofre de glaucoma, então é melhor evitar este chá, pois alguns testes mostraram que beber essa infusão pode aumentar a pressão dentro dos olhos.

Quem amamenta pode tomar chá de Erva Cidreira?

Devido à pesquisa insuficiente, este chá não deve ser tomado por mulheres grávidas ou mães que amamentam. Existe o risco de que o chá de erva-cidreira possa funcionar como um estimulante uterino e representar um risco durante a gravidez.

Como fazer o Chá de Erva Cidreira

É hora de tomar uma xícara deste chá de cura, então vamos aprender a fazer chá de erva-cidreira .

Ingredientes: folhas e flores frescas ou secas
Quantidade: 1 colher de chá (erva cidreira seca) ou 2 colheres de chá (erva cidreira fresca) / xícara de água (250ml)
Temperatura da água: fervura (100ºC)
Tempo de infusão: 5-10 minutos
Dosagem: 3-4 xícaras por dia
Misture com: camomila, valeriana, hortelã-pimenta, Ajuga

Para fazer uma boa xícara de chá, você pode usar folhas frescas ou secas de erva-cidreira ou flores. Para obter os melhores resultados, prepare seu chá com folhas frescas.

  • Comece enchendo a chaleira com água e deixe ferver (100ºC).
  • Em seu bule coloque 1 colher de chá de erva-cidreira seca por 250ml (1 xícara) de agua.
  • Se você usar folhas frescas de erva-cidreira, então são 2 colheres de chá por xícara de água. Ao usar ervas frescas, certifique-se de lavá-las e cortá-las corretamente.
  • Despeje a água fervente e deixe seu chá em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo você ficar íngreme, mais forte será o chá.
  • Coe e sirva. Você pode adicionar mel para adoçar o chá e ajudá-lo a tratar problemas respiratórios mais rapidamente.

Você pode beber este chá 3 a 4 vezes ao dia. Se você está bebendo este chá para a cura digestiva, beba depois das refeições; Se você estiver tomando erva-cidreira para acalmar seus nervos e melhorar o seu sono, então beba um copo cerca de 1 hora antes de ir para a cama.

Este é um chá agradável refrescante com um aroma e sabor cítrico. Por isso, mesmo que esteja apenas à procura de uma infusão de ervas aromáticas para beber à tarde, esta é a escolha perfeita.

Aqui estão algumas dicas adicionais para melhorar sua experiência de degustação de chá:

  • Para usar o chá de erva-cidreira como uma loção para a pele, certifique-se de testar primeiro embebendo uma bola de algodão na infusão fria e, em seguida, aplicando a uma pequena porção de sua pele. Não aplique em uma área maior, a menos que tenha certeza de que não tem uma reação alérgica à erva-cidreira.
  • Despeje o seu chá em bandejas de cubos de gelo e coloque-os na geladeira. Você terá cubos de gelo de limão para adicionar às suas bebidas de verão.
  • Para criar uma mistura de chá de ervas sedativo, considere combinar erva-cidreira com valeriana e camomila para ajudar a acalmar seus nervos e ajudá-lo a dormir. Melhora muito o sabor dessas infusões.
  • Misture erva-cidreira com hortelã – pimenta ou sementes de funcho para criar um ótimo chá para melhorar sua digestão e combater dores de estômago.

Você pode cultivar esta erva facilmente em uma panela em casa. Ela cresce rapidamente e requer pouca atenção. Depois de cortar as folhas frescas, você pode armazená-las por alguns dias na geladeira ou congelá-las. Folhas secas devem ser armazenadas em um recipiente hermético.

Esta é uma bela erva com um maravilhoso cheiro e sabor. Adicione um pouco de mel para adoçar e melhorar ainda mais as propriedades curativas do seu chá.

Adicione um sabor cítrico aos seus chás e melhore qualquer infusão com as maravilhosas propriedades curativas da erva-cidreira.

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias