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6 exercícios para melhorar sua inteligência emocional
6 exercícios para melhorar sua inteligência emocional

Exercicicos Básicos para melhorar a Inteligencia Emocional

6 exercícios para melhorar sua inteligência emocional

Inteligencia emocional. É, sem dúvida, uma dimensão da nossa vida que devemos desenvolver e administrar adequadamente . Saber ouvir, entender as emoções dos outros e controlar os nossos e saber comunicar-se e promover o respeito mútuo é essencial.

É um tipo de inteligência que deveria ser incluída no currículo das escolas para que as crianças possam desenvolver essas habilidades básicas desde cedo. É uma forma de autoconhecimento, autocontrole e expressividade.  De saber como definir limites e comunicá-los, para evitar possíveis manipulações .

Como você sabe, aquele com o QI mais alto não é o mais inteligente, nem é aquele que tem o melhor emprego ou que trabalha para acumular “coisas”. A verdadeira inteligência é aquela que está associada a uma felicidade genuína.  Isso nos deixa orgulhosos de quem somos e do que temos. Quer seja muito ou pouco. Então, por que não implementar esses exercícios simples para melhorar nossa inteligência emocional?

1. Conheça a si mesmo

Conhecer-se é uma aventura que dura a vida toda. Mas isso é alcançado todos os dias estabelecendo metas para nós mesmos e fazendo perguntas. Este é um exercício de introspecção que devemos fazer todas as manhãs. Pergunte a si mesmo o que você quer fazer hoje e para amanhã.

Quando chega a noite, analise como você se sentiu ao longo do dia . Você agiu do jeito que você queria? Você já se expressou ou se defendeu de acordo com seus próprios valores ? Escreva em um diário ou em um caderno. É um exercício muito simples, mas ilustrativo. Faça a si mesmo perguntas, pergunte por si mesmo.

conhecer a ti mesmo

2. Regulação Emocional

Pense nas suas emoções como um equilíbrio. Não vale a pena ir a extremos e cair em drama porque, a longo prazo, sempre acabamos perdendo. Não se deixe manipular ou recorrer a respostas de raiva ou raiva.  É ideal encontrar um meio feliz. Nunca empurre  suas emoções ao limite .

Quando você perceber que está prestes a “cair” ou “explodir”, pense em uma sala pequena, silenciosa e arejada. É o seu palácio dos pensamentos. Antes de agir, pense, argumente e analise a situação . Somente depois de obter essa auto-regulação, você deve tomar uma decisão. Mas primeiro, pense naquela sala privada que lhe traz muita calma antes de agir.

Ninguém mais tem mais controle sobre sua vida do que você, nunca se esqueça. Portanto, não se deixe levar para lugares estrangeiros  onde você perde sua calma ou identidade. Trabalhe no seu equilíbrio interior.

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3. Empatia

A empatia é um conceito que todos conhecemos e valorizamos. No entanto, não o colocamos em prática tanto quanto deveríamos . É mais fácil nos colocarmos no lugar daquelas pessoas que transmitem sentimentos mais positivos para nós. Nós nos identificamos melhor com eles e o nível de compreensão e proximidade é mais intenso.

Mas e se um dia tentarmos ter empatia com alguém que nos deixa desconfortáveis? Pense no chefe, por exemplo, que tem tão pouco respeito você ou aquele colega que sempre fala mal dos outros e só procura problemas. Tente “se colocar no lugar deles” e talvez descobrir o que está por trás deles: insegurança, baixa auto-estima… experimente, pode ser uma boa experiência de aprendizado.

empatia

4. Auto-reflexão

Tire um tempo a cada noite para refletir sobre o seu comportamento durante o dia. Como você se percebe? Como os outros percebem você? O que eu posso aprender observando meu comportamento hoje?

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5. Auto-motivação

Você pode não se sentir bem hoje ou não está de bom humor. Mas a partir deste momento faremos um exercício simples: vamos olhar para o lado positivo das coisas, deixando de lado o negativo. Levante-se todos os dias pensando em algo que te excita e que você quer alcançar.

A vida sem esperança não é vida. Procure sua motivação diária.

Às vezes, qualquer coisa insignificante é útil para nós: terminar o dia no café em que você nunca esteve, chamar aquela pessoa que você não vê há algum tempo, comprar um vestido novo, planejar uma escapadela de fim de semana, inscrever-se para  ioga ou pintar . Sorrindo um pouco mais …

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6. habilidades sociais

Vamos tentar nos comunicar um pouco melhor. E não só por palavras , mas também por gestos. Aproxime-se das pessoas que tem ao seu redor, desenhe um sorriso, ofereça um toque, um tapinha nas costas ou um abraço . Você verá que a reação daqueles ao seu redor será diferente.

Procure e ofereça emoções positivas. Tente ouvir um pouco melhor para a pessoa à sua frente  e penteie o olhar deles. Você pode encontrar muito mais que simples palavras. Coloque-o em prática, desenvolva sua inteligência emocional e seja mais feliz também fazendo os outros felizes.

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

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