Mania de Esmalte

O desenho da sobrancelhas rejuvenesce a aparência

O desenho da sobrancelhas rejuvenesce a aparência

AS SOBRANCELHAS MUDAM O ROSTO DE UMA PESSOA E, SE BEM DESENHADAS, ATÉ REJUVENESCEM A APARÊNCIA. PARA ACERTAR NESSE DELICADO TRABALHO, CONHEÇA ALGUMAS DAS TÉCNICAS E OS PRODUTOS DISPONÍVEIS NO MERCADO

É muito importante ter um cuidado especial com o desenho da sobrancelhas. Poucas pessoas sabem que para cada pessoa um design especifico de sobrancelha é indicado. Um exemplo disso são as pessoas que possuem um rosto mais ovalizado onde as sobrancelhas um pouco mais angulosas ou mais arqueada são mais indicadas deixando assim o rosto mais harmônico. Olhos pequenos quando a sobrancelha são mais finas dão a impressão que são maiores e para olhos maiores o indicado pode ser sobrancelhas mais grossas.

Essas e outras particularidades desta pequena porção de pêlos que tem o objetivo de proteger os olhos são analisadas e ajustadas por uma designer de sobrancelhas, a profissional que, após movimentos certeiros com pinças, tesouras, pentes e lápis, conseguem valorizar ainda mais a beleza natural do seu rosto.

As tendências das sobrancelhas estão sempre em mudança, mais nem por isso todo rosto irá ficar bem com elas finas, como já foram febre entre as mulheres, hoje é mais comum ver traços mais grossos e cheios – tipo de desenho que está na moda atualmente e que deixa o olhar mais sensual, mas como já falamos, cada caso é um caso.

Quando bem desenhadas e compatíveis com a forma do rosto, as sobrancelhas visam realçar a expressão deixando em destaque ainda mais as características e traços de cada um. As sobrancelhas podem indicar a personalidade e até mesmo o temperamento de uma pessoa. Por isso, é necessário estar atento ao formato escolhido, optando sempre pelo que melhor se encaixa no seu tipo de rosto.

Você duvida? Basta fazer o teste do antes e depois em seu próprio rosto. Mas, cuidado, não tente fazer sozinha em casa e correr o risco de estragar o desenho natural ou até assassinar sua sobrancelha. Procure sempre um profissional da área.

O design de sobrancelhas deve considerar diversos fatores, como simetria facial, quantidade e tonalidade dos pelos, cor da pele, entre outros, a fim de equilibrar os traços e deixar a expressão harmônica. Por isso, o trabalho do profissional é fundamental. A retirada dos fios pela própria pessoa nunca é recomendada, nem mesmo para a manutenção em casa, e isso deve ser transmitido à cliente. A justificativa é simples: a região das sobrancelhas é muito próxima dos olhos e a manipulação incorreta pode resultar em machucados. Além disso, o uso de espelhos com grau amplia a área e induz à retirada exagerada de fios, podendo afetar o alinhamento.

MENOS AS VEZES É MAIS

Assim, cabe ao especialista valorizar o olhar de maneira natural ou, se for necessário, buscar recursos que ajudem nesse processo, como hena e micropigmentação, sempre pensando na melhor opção para cada pessoa. Isso significa que a moda deve ser vista com cautela.

dicas para maquiar as sobrancelhas

O segredo está na naturalidade. O que mais privilegiamos hoje é a sobrancelha com aspecto natural. Mas isso não quer dizer sem limpar, sem delinear. Significa o profissional respeitar a estrutura de cada um e não tentar modificá-la, pois isso descaracteriza a identidade pessoal. O segredo de um bom design feminino está em entender que cada rosto é único e respeitar as medidas próprias de cada um! No atendimento masculino, é importante dar um formato, porém tendo o cuidado de não evidenciar o desenho, pois isso pode dar um ar mais delicado à face.

O QUE USAR PARA DESENHAR A SOBRANCELHAS

Para dar a forma ideal, há diferentes maneiras de trabalhar. O objetivo é respeitar a harmonia facial da cliente com técnica e individualidade. Cada uma tem um design perfeito para si, aquele que valorizará o olhar, o rosto. Independentemente de qual ferramenta você utilizar, para obter um bom resultado, sempre será necessário fazer o desenho previamente, realizar medição facial e usar a pinça para dar acabamento e garantir a retirada correta dos pelinhos, explica. Veja os instrumentos que estão ao seu dispor:

PINÇA: é a mais recomendada, pois remove os fiozinhos pela raiz. Há diferentes modelos, e o de precisão permite alcançar os pelos com perfeição e destreza.

CERA: remove o fio pela raiz, mas é preciso tomar cuidado, pois não há muito controle da região em que o pelo será removido. Também exige um cuidado especial para tratar a pele após o procedimento.

LINHA: Permite, além da retirada dos pelinhos visíveis, a da penugem que fica ao redor das sobrancelhas, proporcionando um acabamento mais completo e maior facilidade de aplicação de maquiagem.

CADA ROSTO, UM MODELO

Apesar de a naturalidade ser a palavra-chave, há regras básicas que ajudam na hora do design. As sobrancelhas nunca devem ser muito afinadas, para não envelhecer, nem serem separadas demais, o que causa desequilíbrio facial. É ela quem lista o formato harmônico para os principais tipos de rosto:

REDONDO: sobrancelha deve ser arqueada para desviar a atenção da largura da face.

QUADRADO: angulosa ou reta com uma curva mais acentuada na ponta.

OVAL: pede um estilo pouco arqueado e comprido. Se o rosto for bem alongado, deixe a sobrancelha mais reta.

TRIANGULAR: o ideal é investir em desenhos mais arredondados ou arqueados.

VARIAÇÕES DE TIPOS

Dicas para acertar no atendimento:

PELE CLARA: em geral, essa mulher tem fios de duas tonalidades – loiro e loiro esbranquiçado quase transparente. “As vezes eles são tão clarinhos que dão a sensação de não existirem. É preciso limpar os pelinhos excedentes, modelando o contorno. Isso já dará um sombreado ao desenho, deixando-o mais evidente”, avisa. Caso seja preciso, Roosevelt ensina a cliente a usar maquiagem em tom avelá ou acinzentado-claro para realçar o arco. Há casos nos quais há necessidade de aplicar um tonalizante próprio para a região. Para não eliminar a característica pessoal, respeite o tom da raiz do cabelo e jamais aplique coloração capilar, pois ela tem amônia.

MORENA: são as mais privilegiadas em termos de sobrecílio, que costuma ter boa textura, espessura e quantidade. “Sempre recomendo alongar e nunca encurtar o desenho para ter um resultado mais harmônico. A sobrancelha reforça a identidade e por isso não se deve copiar a de ninguém. Cada cliente tem a sua própria.

ORIENTAL: a sobrancelha, em alguns casos, tende a ser mais ralinha e com fios espaçados. Isso pode dar a sensação de falha, mas não é o caso. Além disso, eles são mais longos, retos e crescem para baixo. Ao limpar, tenha cuidado para não invadir a estrutura natural e preserve a penugem ao final do traçado, limpando só o excesso e usando esse pelos fininhos para dar a ilusão de mais comprimento ao arco, que costuma ser mais curtinho.

NEGRA: as mulheres dessa etnia costumam ter fios fortes, fartos e grossos. Em virtude dessas características, eles tendem a ser rebeldes e encrespar. “Por isso, antes de aparar o comprimento, penteie os pelinhos para baixo e depois para cima. Só então corte o excedente. Depois, limpe o excesso, preservando a estrutura natural”, orienta.

EVITE ESTES ERROS…

  1. Dispensar instrumento de medida (paquímetro).
  2. Desrespeitar a estrutura de cada sobrancelha.
  3. Não ter conhecimento técnico na área. Faça um bom curso.
  4. Usar produtos de qualidade duvidosa.
  5. Desconhecer os princípios da colorimetria. “Há muitos exemplos dessa deficiência, basta observar, por exemplo, aplicação de hena em excesso ou escolha da cor errada”.

sobrancelha com hena

CORREÇÃO PARA TODAS

Conheça algumas técnicas para corrigir imperfeições ou aprimorar o desenho:

COLORAÇÃO DE HENA: com base no visagismo facial, escolhe-se o melhor tom para a pessoa, podendo-se misturar mais de um para chegar ao efeito desejado. Para quem gosta de sobrancelhas mais marcadas.

DESONDULAÇÃO DE FIOS: o serviço consiste em alinhar, amaciar e organizar os fios rebeldes, deixando-os domados e disciplinados, facilitando a realização do design. “Essa técnica é indicada para clientes com pelos ondulados, crespos ou indisciplinados, que crescem em direções opostas e/ou desalinhados.

MEGAHAIR: visa corrigir as falhas por meio de colagem de fios de seda. O processo dá volume mais natural e tem a durabilidade de até sete dias.

MICROPIGMENTAÇÃO

micropigmentacao de sobrancelhas

FIO A FIO – O trabalho é feito por preenchimento ou reconstrução do design, com o uso de vários tons de pigmento para dar perspectiva ao fio. Pode ser feito com instrumento chamado tebori ou com dermógrafo.

CONVENCIONAL – Consiste em implantar pigmentos na região a fim de redesenhar o contorno ou preencher as falhas por meio de um aparelho com agulhas.

ESFUMADA – Deixa um efeito sombreado bem natural, nada marcado ou artificial.

DESPIGMENTAR, EIS A SOLUÇÃO

Apesar de a micropigmentação ser considerada um procedimento semidefinitivo, alguns danos podem ser revertidos com despigmentação. Vale ressaltar que essa ação pode ser parcial ou total. Também existem métodos para clarear ou remover definitivamente os pigmentos indesejáveis. E preciso avaliar qual a queixa da cliente e, posteriormente, definir a melhor técnica para solucionar o problema. A despigmentação é realizada por meio do eletrocautério, um bisturi elétrico, e é considerada uma das menos agressivas e mais eficazes do mercado. Espécie de cauterização, é capaz de remover o tecido tingido, dando origem a um novo. A vantagem é a rapidez e o resultado perceptível em poucas sessões.

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias