Mania de Esmalte

Passo a passo: Faça dreadlocks em casa

Passo a passo: Faça dreadlocks em casa

Cabelo rastafári exige cuidados com a manutenção do penteado.

Símbolo do movimento rastafári, os dreadlocks demandam alguns cuidados para que os cabelos permaneçam belos e com aspecto saudável. Porém, lidar com essas tranças não é um bicho de sete cabeças. É possível até mesmo fazer o penteado em casa. Confira!

Tipos de dreadlocks

A popularização dos dreadlocks surgiu com o movimento rastafári, religião jamaicana que proíbe os fiéis de cortar ou pentear os cabelos. Ao longo do tempo, esse visual ficou internacionalmente conhecido devido, principalmente, a cantores de reggae, como Bob Marley.

Existem diferentes técnicas para fazer dreads. Conheça algumas:

– De agulha: as tranças são montadas com uma agulha de crochê; não são aplicados quaisquer cosméticos nos cabelos

– De cera: a cera de abelha é utilizada para fixar as mechas após o entrelaçamento dos fios; não é uma opção tão popular.

– De lã: os cabelos são enrolados com fios de lã coloridos; trata-se de um visual temporário, que pode ser mantido por até três meses.

Ainda existem os dreads removíveis, fabricados com fios naturais ou sintéticos. A aplicação é feita sem prejudicar a raiz ou o crescimento das madeixas. É criada uma costura imperceptível e que garante fixação por até três meses. Essa é a opção para quem ainda não quer arriscar um look com dreadlocks definitivos.

Aprenda a fazer dreadlocks

O mais indicado sempre é procurar ajuda profissional. Porém, se você não tem medo e quer tentar o penteado em casa, veja como fazer dreadlocks de agulha passo a passo.

1. Primeiro, desfie uma mecha desde a raiz com a ajuda de um pente fino. Tente não deixar espaços entre os cabelos.

2. Esfregue a mecha com as mãos, fazendo com que ela fique embaraçada.

3. Enfie os fios rebeldes para dentro do dread com a ajuda de uma agulha de crochê. Está pronto!

A manutenção deve ser feita mensalmente. Esse cuidado é importante para deixar os fios unidos e sem pontas arrepiadas. A higienização deve ser mantida com o uso de shampoo antirresíduos. Cremes ou máscaras não são recomendados, já que deixam os cabelos macios demais.

Lembre-se de nunca dormir com os dreads molhados. Deixe que os fios sequem de preferência ao sol, mas também dá para utilizar o secador. A limpeza correta e o uso de perfumes específicos para a cabeleira ajudam a amenizar possíveis odores.

Ao contrário do que se costuma pensar, os dreads podem ser desfeitos sem a necessidade de cortar as madeixas. Os fios costumam apresentar um aspecto quebradiço após a remoção, então é necessário aplicar produtos hidratantes para a nutrição e a reconstrução das melenas. A retirada das tranças deve ser realizada por um profissional.

Gostou das dicas de beleza? Então aproveite para compartilhar o artigo com a galera interessada em usar dreadlocks! E não se esqueça de conferir outras novidades de moda e bem-estar.

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias