Mania de Esmalte
tratamento para cabelos
Saiba como escolher o melhor tratamento para seus cabelos (Foto: Istock)

Saiba como tirar progressiva do cabelo

Shampoo antirresíduo e descolorante inibem a ação da escova progressiva.

Cabelo liso é o sonho de muitas mulheres, que acabam recorrendo a tratamentos como a escova progressiva para mudar de estilo. Só que às vezes o resultado não é bem o esperado e bate uma saudade dos cachos naturais. Se você é uma dessas mulheres, preste atenção nas dicas a seguir para saber como tirar a progressiva do cabelo.

Reverter o alisamento capilar pode também não ser mera opção estética, mas sim uma questão de saúde. São raros, mas existem casos em que o procedimento desencadeia algum tipo de reação alérgica. Nesses casos, tirar a progressiva do cabelo é necessário para regenerar o couro cabeludo.

Efeitos da escova progressiva podem durar até cinco meses.

Veja como tirar progressiva do cabelo

Na média, uma escova progressiva bem feita pode garantir até cinco meses de cabelo liso, mas é possível retomar os cachos originais bem mais rápido usando alguns produtos com pouca química, como o shampoo antirresíduo.

Esses produtos fazem uma limpeza profunda do cabelo, removendo a química usada para o alisamento. Você pode usar o shampoo antirresíduo diariamente até obter o resultado desejado, o que geralmente acontece em poucos dias.

É importante reforçar a hidratação do couro cabeludo, paralelamente ao uso do shampoo. Ao mesmo tempo em que remove a química do alisamento, esse tipo de cosmético também acaba com nutrientes essenciais para a saúde dos fios.

Tintura ou descolorante inibem escova

Uma segunda alternativa para tirar a progressiva do cabelo, com resultados mais rápidos que o shampoo de limpeza profunda, é usar uma tintura ou um descolorante no cabelo. Esses produtos abrem as cutículas das madeixas e, por conta disso, são capazes de inibir a ação da escova.

Nesse caso, você deve procurar um profissional, de preferência o seu cabeleireiro de confiança, para fazer a aplicação correta do produto, de acordo com a característica do seu cabelo. A ajuda de um especialista é importante porque a tintura colocará ainda mais química no seu cabelo.

Somado aos produtos usados no alisamento, isso pode ocasionar um excesso de química, levando a um resultado pior que o seu descontentamento com o cabelo liso.

Shampoo antirresíduos ajuda a tirar a química acumulada nos fios

Hidratação semanal

Embora os produtos usados na escova progressiva hoje em dia já não levem tanto formol quanto no começo do tratamento, o que diminui o enfraquecimento dos fios, sempre pode ocorrer efeitos indesejados após o alisamento, como o aumento da oleosidade e a escamação do couro cabeludo.

Isso acontece porque a progressiva muda a distribuição de queratina do cabelo. Para amenizar esses efeitos, é recomendável fazer hidratação, em casa, pelo menos uma vez por semana. Vale também recorrer a tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios.

O essencial é que todo procedimento, desde o alisamento até o manejo posterior, incluindo a decisão de tirar a progressiva do cabelo, se for o seu caso, seja acompanhado por um profissional. Somente assim você terá segurança de que está usando os produtos certos para chegar ao melhor resultado para o seu cabelo.

Você já teve que tirar a progressiva porque se arrependeu do resultado? Conte sua experiência para nós!

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias