Mania de Esmalte
transtorno de personalidade Borderline
Do Céu ao Inferno! De 8 a 80! Te amo e Te Odeio! Os borderline possui emoções intensas e com muitas oscilações.

TPB: Transtorno de Borderline – De 8 a 80! Uma Ameaça à Saúde Mental

O transtorno de Borderline está cada vez mais sendo diagnosticado entre os jovens e adultos, os sintomas mais comuns são as oscilações intensas de emoções, multilações, crises com tendências suícidas, ansiedade e desespero intenso.

Fique atento! Momentos constantes de raiva; ansiedade; depressão; agressividade, isso e muitos outros sintomas que serão citados aqui são parte do Transtorno de Borderline!

Representado pela sigla TPB e conhecido também como transtorno limítrofe é um transtorno de personalidade que torna pode tornar você uma pessoa impulsiva e instável emocionalmente.

O transtorno de Borderline está cada vez mais sendo diagnosticado entre os jovens e adultos, os sintomas mais comuns são as oscilações intensas de emoções, compulsões alimentares, multilações, crises com tendências suícidas, ansiedade e desespero intenso.

As oscilações de emoções transitam de maneira rápida e potente, em um minuto o border (pessoa que sofrem de transtorno de borderline) passa de sentimentos de acolhimento para sentimentos de abandono. Decepção e raiva está entre os sentimentos que mais transitam entre os borders.

Infelizmente um dos problemas mais comuns em quem possui esta doença é a negação, é não querer fazer o tratamento seja porque não acredita no tratamento ou até mesmo por não se achar merecedor de um tratamento e isso é muito perigoso pois em uma dessas oscilações o border pode se ferir seriamente.

transtorno de personalidade Borderline
Do Céu ao Inferno!
De 8 a 80!
Te amo e Te Odeio!
Os borderline possui emoções intensas e com muitas oscilações.

A Genética Borderline e sua origem

Como foi a sua infância? Se você vivenciou situações de abuso; descaso; relações de autoridade; situações traumáticas. Saiba que pode estar aí a origem do seu TPB. Mas tenha calma! Não se precipite, pois, é necessária uma avaliação minuciosa para determinar a origem do seu transtorno!

Saiba que se você possuiu parentes de 1º grau com este transtorno isso pode ser um fator determinante para que você também obtenha este problema.

Quanto mais cedo for feito o diagnostico mais eficaz pode ser o tratamento.

Borderline e a Esquizofrenia

Transtorno de personalidade limítrofe é o transtorno de Borderline. Foi dado este nome pois antigamente (nem tão antigamente assim) acreditavasse que o paciente estava na fronteira da esquizofrenia. Pois além das fortes oscilações de humor, muitos borders em crises podem escutar vozes e sair da realidade por algum tempo.

Atualmente sabemos que a esquisofrenia e o transtorno de borderline não tem nada ver um com o outro mas o termo continuou sendo difundido.

Borderline e o Abandono

Quem sofre com este transtorno possui um medo muito grande de ser abandonado. Este é um dos sentimentos mais caracteristicos do border, então eles fazem de tudo com um esforço desesperado para evitar esta sensação de ser abandonado.

Muitos dos borders são excelentes alunos, fazem tudo com maestria isto para que tenham a aceitação e possa minimizar o sentimento de abandono que os perseguem.

- Transtorno de Borderline TPB: Transtorno de Borderline - De 8 a 80! Uma Ameaça à Saúde Mental

Quem posssui borderline tente a ser mais exagerado

Quem possui TPB tem um modo bem singular de organizar seus sentimentos. Isso porque são muito mais sensiveis aos sentimentos e emoções.

Vou te dar um exemplo prático de um sentimento que o border costuma sentir: Sabe quando você se apaixona e pensa na pessoa o tempo todo e que o coração parece que vai sair pela boca quando você vê a pessoa? ou a sensação de luto, onde você vê o seu mundo desmoronar, que você não vai conseguir mais viver. São sentimentos intensos não são? Então! Basicamente é isso que uma pessoa diagosticada sente o tempo todo. Todos as suas emoções são intensas. Seus sentimentos são avassaladores.

O borderline só quer chamar a atenção?

Extravasar nem sempre é a melhor alternativa então os borders costumam tentar reprimir os sentimentos buscando um alivio nas drogas, bebidas, automutilações e nos ataques de raiva. Pode até que isto dê uma falsa sensação de alívio mas são atitudes que não fazem bem e tendem a deixar o border com o sentimento de culpa e acaba afastando as pessoas de seu convivio.

Instabilidade Profissional

Se você sofre do Transtorno de Borderline infelizmente encontrará dificuldades para ter uma vida profissional realizada, pois a inconstância nas relações de trabalho será um fator presente no seu dia a dia. Isso ocorre porque você se sente meio rejeitado não é verdade? As críticas te desmotivam não é mesmo? Ei anime-se, lute contra isso! Resista!

Meu transtorno tem cura?

Infelizmente eu tenho que te dizer que o TPB não tem cura, mas felizmente, através de psicoterapias ele pode ser amenizado aumentando a sua qualidade de vida e suas relações com as pessoas que você ama. Viu? A grande maioria dos borders diagnosticados conseguem através da terapia, levar uma vida mais saudavel sabendo lidar com os problemas que aparecem. Pode não ter cura mas pode ser amenizado.

Também é importante citar que o acompanhamento familiar é super importante visto que a família é amizade mais próxima que as pessoas com o TPB tem, portanto, você aí que possui um familiar com este problema, seja acolhedor, seja paciente, eu sei que é difícil, mas é o que mais estas pessoas precisam neste momento!

Você que sofre com o TPB, está decidido a pedir ajuda? Então vou te dar o primeiro incentivo: procure um psicoterapeuta esse profissional estará pronto a te ouvir e saberá como te ajudar!! Até a próxima e lembre-se de que você não está sozinho! Levante-se! Lute e vença este problema!

Avatar of Julia

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias