Mania de Esmalte
Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette o Transtorno de Tique

A Síndrome de Tourette é uma doença que afeta na infância e principalmente meninos. Os sintomas podem ser descritos como tiques.

Algumas pessoas apresentam um conjunto de sintomas que pode ser chamado de síndrome. São várias síndromes existentes com sintomas e tratamentos diferentes. A Síndrome de Tourette é muito comum acontecer durante a infância, atingir o auge na adolescência e diminuir na fase adulta.

Na maioria dos casos ocorre em crianças do sexo masculino. Pode ser uma síndrome que cause constrangimento ao portador, pois o mesmo não tem controle de seus movimentos e de sua fala.

 O que é Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette

A Síndrome de Tourette, ou apenas SGT, ST ou ainda Síndrome de Gilles de La Tourette, é caracterizada por um alguns tiques.

É uma desordem neurológica, um distúrbio neuropsiquiátrico, em que dois pacientes nunca apresentam exatamente o mesmo sintoma, os tiques sempre são diferentes um dos outros podendo ser motores como os espasmos ou vocais em que o portador pronuncia palavras ou barulhos involuntariamente.

Pode haver pequenas variações na intensidade e em sua frequência, podendo diminuir ou aumentar.

Sua causa ainda não é conhecida, porém são independentes de outros fatores como os emocionais. A hiperatividade ou TDAH e o distúrbio de atenção podem ter algum envolvimento com a síndrome, assim como os fatores hereditários. O TOC também está interligado a síndrome.

 Sintomas da Síndrome de Tourette

A síndrome é caracterizada por tiques, que são movimentos repentinos que podem ocorrer em qualquer músculo do corpo sendo mais comum no rosto e nas mãos, como por exemplo, estralar os dedos, virar a cabeça, parar e puxar os pés enquanto caminha, ou apenas franzir a testa. Outros movimentos mais complexos como bater palmas ou tocar em objetos que estão próximos também são sintomas.

Fazer barulhos com a boca são os tiques vocais, que podem ser desde tossir até mesmo falar algumas palavras, inteiras ou não. Em alguns casos pode-se apresentar os tiques motores e vocais. No filme “O primeiro da classe” trata de um garoto que enfrenta os problemas da doença na escola, confira um trecho nesse vídeo do Youtube:

Front of the Class (Primeiro da Classe) é um filme que conta a história real de Brad Cohen, um professor americano que vive com a Síndrome de Tourette desde os seis anos de idade.
First in Class (Primeiro da Classe) segue as lutas de infância de Brad e o preconceito que ele sentiu por causa de sua síndrome de Tourette.

Não existe motivo aparente para explicar as ações dos pacientes, que podem ocorrer em qualquer lugar como na escola, na rua ou até mesmo no parque.

Em casos mais extremos, porém em menor número, estão relacionados a gestos e palavras obscenas como insultos e até mesmo a repetição de frases inteiras de outras pessoas.

Com o passar do tempo, os sintomas podem mudar sua localização e até mesmo a complexidade do caso. O portador da síndrome não consegue controlar esses impulsos involuntários, o que torna muito difícil para ele conviver normalmente com outras pessoas não portadores da síndrome. Assim muitas pessoas são descriminadas e sofrem preconceito.

- Síndrome de Tourette Síndrome de Tourette o Transtorno de Tique

 Síndrome de Tourette tem cura?

A Síndrome de Tourette não possui nenhuma cura, porém os sintomas podem ser controlados através de terapia comportamental cognitiva, em que é trabalhada a reversão dos hábitos. Durante o tratamento, o paciente aprende a sentir as sensações antes de o tique acontecer, assim o portador pode criar uma ação voluntária contra o tique.

Em muitos casos os sintomas são muito intensos e localizados, prejudicando a vida em sociedade e a autoestima, podendo assim fazer o uso da toxina botulínica, o famoso botox que causa uma paralisia no músculo e que ameniza a intensidade do problema.

Já havia ouvido falar nesta sindrome? Conhece alguem que tenha? Deixe-nos saber nos comentários.

Avatar of Julia

Julia

Meu nome é Julia, Mãe, Esteticista, Empreendedora e acima de tudo Mulher, já passei dos 30 e adoro o universo feminino.

Add comment

Categorias